quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A parábola do trigo e do joio.

"O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo."
(Mateus 13:24)



          Deus nos deu a vida para que possamos viver a boa parte, mas não podemos esquecer que temos a livre escolha. Nessa parábola os homens preparam a terra e a plantação e enquanto dormem (período necessário para frutificar a plantação) o inimigo vem e semeia joio entre o trigo. Quando a erva cresce com ela aparece o joio. Mesmo sabendo da presença do joio entre a plantação é esperado o momento de colheita, então é feita a separação entre o joio que é lançado fora para ser queimado e a semente que é armazenada.
          Em nossas vidas temos que plantar boas sementes como o Amor, Fraternidade, Bondade, Benignidade, Alegria para que no tempo certo possamos colher coisas boas também. Se plantarmos algo de ruim, que não agrada a Deus responderemos em juízo pelas nossas atitudes. Nessa parábola o campo é representado pelo mundo, a boa semente são os filhos do reino de Deus e o joio são os filhos do maligno, o inimigo que semeia o joio é o diabo e a ceifa é o fim do mundo e os ceifeiros os anjos.
          No mundo em que vivemos temos que plantar a boa semente para o crescimento do Reino de Deus (evangelismo - ide e pregai o evangelho) e rejeitar o joio que o diabo tenta muitas vezes semear em nossa vida (rivalidade, maldade, contenda e maldições) e quando houver a consumação da terra, que possamos fazer parte dos que resplandecerão como sol no reino do Pai e não como integrante dos que serão lançados na fornalha de fogo, onde haverá pranto e ranger de dentes.



"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça"
(Mateus 13:43)

          Senhor ajuda-me a plantar a boa semente, cumprindo a tua vontade em minha vida e contribuindo para o crescimento do Teu Reino onde podemos encontrar vida em abundância.
         Usa-me Pai como canal de benção para vida de outras pessoas e ajuda-me a permanecer firme em Tua palavra. Quero que Tua Glória resplandeça em mim.

Um comentário:

  1. Apenas compartilhando
    A PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO


    Parábola – Narração alegórica que ensina uma doutrina moral

    Doutrina – Conjunto de princípios que servem de base a um sistema.


    “Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. Os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem então joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Quereis pois que vamos arranca-lo? Porém ele lhes disse: Não; para que ao colher o joio não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, a atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo ajuntai-o no meu celeiro” (Mt.13:24 a 30)


    Jesus revela três grandes verdades nesta parábola:

    1- O joio e o trigo devem permenecer juntos até o fim. Jesus não quer separações.

    2-Jesus veio a este mundo salvar exatamente o joio. “Jesus disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os doentes. Ide, porem, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento”.(Mt.09:12 e 13)

    “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.(I Tm.01:15)

    3-Jesus declara que esta parábola encerra mistérios ocultos desde a fundação do mundo. “Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo”.(Mt.13:35 a).


    O que Jesus considera Joio? Tudo o que causa escândalo e os que cometem iniqüidade (todo tipo de pecado)

    “Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade”.(Mt.13:40 e 41)


    Pelo mandamento de Jesus Cristo, a igreja não pode excluir quem causar escândalo, e os pecadores.

    E Jesus nunca foi diferente, pois é sempre o mesmo!

    “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente”.(Hb.13:08)


    Também a vontade do Pai é a mesma de seu Filho Jesus.

    “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.(Jô.06:38)


    Como a vontade do Pai e do Filho é a mesma, as obras de ambos são as mesmas.

    “Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras”.(Jô.14:10)

    “Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?”(Jô.10:32)


    O joio só será condenado depois do fim deste mundo.

    (Mt.13:37 a 43).

    ResponderExcluir